quarta-feira, dezembro 14, 2011

Na Minha Estante: Cidade dos Ossos.



Título Original: City of Bones
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 459

Sinopse: O primeiro “encontro” de Clary e Jace não poderia ter sido... pior.

Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um nephilim – filhos de anjos com humanos – que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão... Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 25 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo das Sombras? Todos, inclusive Clary querem saber...




Classificação:







“...Palavras são como armas...”

Sinceramente Cidade dos Ossos é uma das melhores coisas que apareceram depois de Harry Potter, uma história original, divertida, envolvente, rápida, ao mesmo tempo que é tensa e cheia de ação, consegue ser também romântica e sensível, Cassandra Clare simplesmente encontrou a mistura perfeita.Nesse livro nos vemos envolvidos com a história de Clarissa Fray, ou Clary como é constantemente chamada, uma adolescente de 15 anos que vivia normalmente com sua mãe no centro de New York, até que um certo dia em uma balada com seu melhor amigo Simon, ela vê aquilo que não deveria, aquilo que ninguém mais vê: Jace, Alec e Isabelle matam um demônio adolescente. Desde então sua vida nunca mais seria a mesma.



Sua mãe é sequestrada por criaturas que Clary jamais sonhou que existissem, nem mesmo em seus piores pesadelos. De volta em casa ela é atacada por um demônio e salva coincidentemente, ou não, por Jace. Agora ela se vê sozinha em um mundo completamente diferente, sem ninguém além de Jace para ajudá-la.


“...Ela imaginou se era errado o fato de ela estar satisfeita pelos homens que levara sua mãe serem os mesmo que mataram o pai de Jace anos antes. Pelo menos por enquando ele teria de ajudá-la a encontrar Jocelyn, querendo ou não. Pelo menos por enquanto, não poderia deixá-la sozinha.”

Com a ajuda dele e alguns outros personagens (que são incríveis por sinal), Clary vai descobrindo segredos há muito tempo enterrados e escondidos pela sua própria mãe. Jocelyn Fray não é exatamente quem ela diz ser, ela assim como Jace e os outros é uma Caçadora de Sombras que são pessoas destinadas a proteger a humanidade das criaturas do Submundo.



Agora Clary esta envolvida em um mundo desconhecido, morando com pessoas estranhas e enfrentando criaturas monstruosas em busca de respostas e de pistas sobre o paradeiro de sua mãe, sem falar no objeto sagrado que todos estão procurando, inclusive Valentim, o mais cruel dos Caçadores de Sombras, afinal, nenhuma boa história é realmente boa sem um vilão.


“-Não me importo em ser diferente- ela disse. –Só quero ser quem realmente sou.”

O final é surpreendente, inesperado e com toda a certeza revoltante (é acreditem é muito revoltante uahsuash), mas é muito criativo e o gostinho de “quero saber como isso termina” está sempre presente, fazendo com que Cidade das Cinzas seja no mínimo uma necessidade.



A narrativa é feita em terceira pessoa, o que claro nos ajuda a compreender todos os personagens que são envolventes e interessantes por suas próprias características. Jace o cara contido, fechado e sarcástico, Isabelle, bela, divertida e vaidosa, Alec, sempre mal humorado e preocupado com o bem estar dos dois, Simon, o melhor amigo nerd de Clary, sempre alegre, simpático e irreverente, entre muitos outros.


“...É um desequilíbrio fácil de ser explorado, mas não é um curso sábio. Onde há amor, frequentemente também há ódio. Podem existir lado a lado.”

O interessante no livro é a mistura de todas as criaturas mágicas, Vampiros, Lobisomens, Sereias, Fadas, Bruxos, Anjos, Demônios, tudo o que você possa imaginar e um pouco mais além. Em Cidade dos Ossos todas as histórias são verdadeiras.



Mas ao mesmo tempo o ponto ruim é exatamente esse, são elementos de mais, histórias de mais para associar em um curto espaço de tempo, o que torna a história bem confusa, mas com o decorrer da trama a gente acaba se acostumando.

Encontrei um errinho que realmente me incomodou, Jace, virou Jake em uma das páginas, mas nada muito trágico, apenas um erro de digitação. De resto o livro é impecável! Diagramação simples, folhas amarelas e capa... bom acho que nem preciso comentar muito já que uma palavra a define: perfeita.


“-Espere aí – exclamou Clary.

-Nunca entendi por que as pessoas dizem isso – disse Luke, a ninguém em particular. –Eu não estava indo a lugar algum.”



Realmente amei o livro, é um dos meus favoritos e é mais do que recomendado, você simplesmente PRECISA lê-lo!

_________________

Extras:

 

“- O mais engraçado nos mundanos – disse Jace, para ninguém especificamente – é o quão obcecados por mágica eles são, considerando que são pessoas que nem conhecem o significado dessa palavra.
-Eu sei o que significa- disparou Clary.
-Não, você não sabe, só pensa que sabe. Mágica é uma força escura e elementar, não só um monte de varinhas brilhantes, bolas de cristal e peixinhos dourados falantes.”






3 comentários:

Oiii
Preciso comear essa série urgentemente, né?
Antes do filme porque...
E as resenhas só querendo me falir.

Ah nem fala amore, lá tem minha prima que me ajuda, mas as vezes ela ta ocupada aí fica tudo pra mim HAHA

Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.!
Das meninas do Obsession Valley.
Beijos.

Já li esse livro, estava adorando, super animada...mas não gostei do final =/ meio que me desestimulou...kkk mas concordo, é um final muito revoltante!

Beijoos =)

Quero muito ler essa série de livros, vem tendo críticas ótimas. Adoro de livros de fantasia, cada um tem sua essência e particularidade, esse parece ser bastante original.

Postar um comentário