quarta-feira, julho 25, 2012

Popcorn: Valente


Título Original: Brave
Gênero: Aventura
Duração: Aproximadamente 100 min.
Um filme de: Mark Andrews
Distribuidora: Walt Disney Pixar

Sinopse: Merida (Keely Macdonald) é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus (Billy Connolly) e da rainha Elinor (Emma Thompson). Determinada a trilhar o próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin (Kevin McKidd), o carrancudo Lorde Macintosh (Craig Ferguson) e o perverso lorde Dingwall (Robbie Coltrane). Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira (Julie Walters) em busca de ajuda, tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos, antes que seja tarde demais...

Classificação:





“-Eu quero minha liberdade!”

A animação “Valente” conta a história de Merida, uma menina que foi preparada sua vida inteira para ser a princesa perfeita, pois ela é a filha primogênita do rei Fergus e da rainha Elinor, mas Merida tem um espírito aventureiro e não suporta toda a doutrina que precisa seguir.

Certo dia sua mãe, Elinor, recebe uma carta. Os lordes da terra aceitam seu pedido e decidem abrir a competição mais tradicional de todas. Os filhos primogênitos de cada um dos lordes entrarão em uma competição, onde o prêmio é a mão da princesa Merida.






Inconformada com o casamento forçado, Merida quebra todas as regras e decide competir por sua própria mão, causando alvoroço, confusão e uma premonição de guerra entre as terras de seu reino.

Para convencer sua mãe a mudar de ideia a princesa procura uma bruxa um tanto quanto atrapalhada que trabalha como carpinteira e pede um feitiço que mude seu destino, ou melhor que mude sua mãe e Elinor realmente muda, mas não como o esperado...




Bom, agora vamos imaginar que juntaremos algumas animações em um liquidificador: Temos alguns ovos de “Shrek”, um pouco de farinha do “Irmão Urso”, Açúcar de “Enrolados”, e cobertura de “Como Treinar Seu Dragão”, misture tudo, leve ao forno criativo por algumas horas e temos “Valente”.

Vi muitas comparações com esses desenhos, pois todos estavam esperando uma animação revolucionária e pelo que andei vendo as pessoas não encontraram bem isso, mas eu sim. 

Em Valente não temos plebeias que viram princesas magicamente, nem temos a garota mais bela e delicada do reino e principalmente não temos um príncipe encantado, pois Merida só anseia por sua liberdade de escolha. Vão me dizer que isso não é revolucionário? É uma animação da Disney sem um príncipe!







 “Vai chegar um dia em que eu não tenha que ser uma princesa. Sem regras, sem expectativas, um dia onde tudo pode acontecer. Um dia em que eu possa mudar o meu destino.”

Tudo bem que todos esperavam bem mais criatividade em torno da animação mais esperada do ano. Mas eu particularmente gostei. Dei altas gargalhadas e me emocionei ao ponto de precisar segurar as lágrimas. Ok, sei que não sou a maior rocha do mundo, mas caramba me emocionar com uma animação?! Sério produção?! Pois é, foi o que aconteceu.

O que me chamou bastante atenção fora a parte de não ter o príncipe encantado e de que a princesa não é nada perfeita, foi que a animação é bem família, e lida com os problemas em termos de compreensão entre pais e filhos.



           

Ok, tudo tem seu lado ruim então vamos lá. Fiquei realmente apaixonada pelos tri gêmeos irmãos de Merida, porém eles, assim como os outros personagens não tem uma atenção muito ampliada. Vou explicar,  como nos outros desenhos temos dois personagens principais (a mocinha e o mocinho) nossa atenção é sempre divida para ambos, mas dessa vez o foco todo fica em Merida. Não que ela seja uma personagem ruim, muito pelo contrário é inusitada e engraçada, mas achei que poderiam ter dado um crédito maior aos personagens secundários.

Em termos técnicos amei a animação em absolutamente tudo. A imagem é perfeita (principalmente o cabelo de Merida)  e a trilha sonora, ao contrário do que pude imaginar, ficou bem legal com as canções da Manu Gavassi.



E como nem toda a tradição é realmente forte que não possa ser mudada, resolvi fazer a maior parte do post com gifs do filme. Espero que tenham gostado!







3 comentários:

Quando fui ao cinema, eu só tinha visto as cenas que passavam no intervalo da Disney. Quando cheguei para ver o filme, não era nada do que eu imaginava.
Pensei que seria um romance que ela iria lutar pela sua própria mão e que no fim se apaixonaria por alguém, mas não foi isso que aconteceu.
Gostei bastante, me surpreendeu, fugiu do inesperado.
Vale super a pena de assistir *-*

As Crônicas de Zazuleigo
http://www.ascronicasdezazuleigo.com/

Ainda não vi Valente mas várias pessoas ficaram desapontadas pelo que andei lendo. Eu não espero nada demais dele e nem devo ver no cinema. Acho que devo gostar pela sua resenha.

----Leituras & Fofuras----
www.leiturasefofuras.com.br

Eu assisti a este filme e achei a coisa mais fofa nos últimos tempos! Garra e determinação é o que não faltam para a princesa! Recomendo à todos!

Postar um comentário