Título Original: The Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
Páginas: 385
Editora: Intrísnceca
Origem: Ganhei*
Sinopse: Percy Jackson esta para ser expulso do colégio interno...de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos doze anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto , além dos efeitos do transtorno do déficit de atenção, da dislexia... e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estar saindo para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastaram Percy de New York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes- metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo...
Bom, eu havia ganhado esse livro (e mais os três seguintes) do meu pai há uns anos, o quinto livro e o “sexto” ganhei da minha mãe, ou seja, tinha a coleção completa, porém não tinha lido, (eu sei um ultraje) mas finalmente decidi começar...
Confesso que no começo não espera tanto do livro, ele me pareceu bem “sem sal”, claro estava me baseando no filme (grande erro), contudo como já é de praxe me surpreendi com a história criada por Rick Riordan.
Percy é um garoto de apenas doze anos que enfrenta muitas coisas na vida, expulsões de escolas, déficit de atenção, dislexia, e quando volta para casa nas férias procurando um pouco de paz e carinho encontra seu padrasto, um homem no mínimo insuportável, mas agora as coisas pioraram, acontecimentos estranhos o cercam em todos os lugares, até mesmo na escola, e o pior ninguém nunca vê, ouve, ou sabe das coisas ele esta falando, pois somente mais duas pessoas podem vê-los, seu professor de latim e seu melhor amigo, Grover, ambos fazem parte de um mundo que Percy não conhecia até então.
“ -Monstros não morrem, Percy. Eles podem ser mortos. Mas eles não morrem.
-Ah, obrigada. Agora entendi tudo.”
A revelação foi inevitável, nada em sua vida foi pura coincidência, nem mesmo o casamento de sua amada e doce mãe, Sally, com o estúpido, imundo e antipático Gabe, Percy não era comum, seu pai a muito tempo perdido no mar é ninguém menos ninguém mais que Poseidon. Sim, o deus Poseidon, e isso faz dele um meio sangue, ou seja, metade humano, metade deus, ele é como “qualquer outro garoto”, mas tem poderes especiais e luta contra criaturas vindas do Mundo Inferior.
“...Quando olhei para cima o sinal já estava desaparecendo, mas ainda pude distinguir o holograma de luz verde, girando e cintilando . Uma lança de três pontas: Um tridente.”
Claro que nem tudo na vida é perfeito, o raio de Zeus foi roubado e a culpa recai sobre Percy, que junto com Grover, que a propósito é um sátiro, (ou seja, metade homem, metade bode) e Annabeth,uma nova amiga filha de Atena, ele vai atrás do objeto perdido para recuperá-lo e devolver-lo a seu respectivo dono, antes que os deuses entrem em guerra, o que acabaria com cidades inteiras e deixaria um rastro de morte para atrás.
Em sua longa jornada Percy enfrentará muitas coisas, perderá muitas coisas, e salvará algumas delas também, mas principalmente fará amigos incríveis que estarão sempre ao seu lado daí por diante.
“...- Bem Percy, o que aprendemos hoje?
- Que cães de três cabeças preferem bolas de borracha a pedaços de pau?
-Não- disse Grover. – Aprendemos que seus planos são muito, muito ruins!”
Com toques certos de humor Rick Riordan nos surpreende em horas inusitadas o que torna a leitura ainda mais prazerosa, divertida e rápida. Cheio de ação e mistério, esse é um ótimo livro pra quem quer fugir dos romances e mergulhar (literalmente) no mudo de deuses da Grécia Antiga, além de ter uma aula grátis e divertida sobre o assunto, pois o livro é repleto de informações que acredite, lhe serão úteis em algum dia. (ou pelo menos eu acho que serão)
“Adicionar a lista de superpoderes que eu não tenho: visão infravermelha.”
Os personagens são todos incríveis de seu modo especial, e acredite o filme não tem nada a ver com o livro. Um aspecto que gostei muito foi o de Percy não ser perfeitinho de mais como todo mocinho, ele tem problemas como qualquer outro, déficit de atenção, dislexia, e sofre bullying mesmo sendo um semideus, o que torna as coisas ainda mais reais.
A arte do livro é linda, a capa é simplesmente perfeita e nos mostra tudo que devemos saber de cara, a diagramação é simples, porém um pouco cansativa, talvez seja a fonte da letra ou tamanho, mas não é nada que comprometa a leitura de forma irrevogável.
“O mundo real é onde os monstros estão. É onde a gente aprende se serve para alguma coisa ou não”
*Ganhei os quatro primeiros livros de presente do meu lindo pai <3
1 comentários:
amo Percy Jackson com minha alma, minha segunda saga favorita no mundo (só atrás de HP né KKKK)
corre logo para ler o resto, porque só melhora *-*
beijos, Beccs.
Postar um comentário