Título Original: Hell House
Autor: Richard Matherson
Páginas: 254
Editora: Novo Século
Origem: Emprestado.
Sinopse: Por mais de vinte anos, a Mansão Belas permaneceu vazia. Tida como o “Monte Everest” das casas mal-assombradas , essa construção de aspecto imponente e sinistro testemunhou cenas inconcebíveis de horror e depravação. No passado, duas expedições com o propósito de investigar os segredos que a casa encerrava terminaram em assassinato, suicídio e loucura para seus integrantes.
Agora uma nova investigação tem lugar, levando quatro estranhos ao local interditado, determinados a esquadrinhar a Mansão Belasco em busca de respostas definitivas sobre a vida após a morte. Cada um dos membros da nova equipe tem suas próprias razões parra enfrentar os tormentos e tentações indescritíveis da mansão: mas, será que alguém consegue sobreviver ao mal que espreita na casa mais assombrada do mundo?
Outubro, mês do dia das bruxas achei que deveria fazer algo para lembrar essa data, então escolhi ler um livro de “terror/suspense” que havia pegado emprestado do meu amigo há uns bons meses: Apresento-lhes Hell House.
“- Bem-Vindos à minha casa – disse Emeric Belasco – Estou encantado com a presença de vocês. (...)”
Hell House conta a história de uma casa mal assombrada, onde muitos entram, mas ninguém sai, assim que peguei o livro pensei em logo em algo como o filme “A casa da colina”, e até que eu não estava tão errada assim.
A Mansão Belasco existia há muitos anos e funcionava, mais ou menos, como um hotel, aonde as pessoas iam para se desligarem do mundo e digamos que “curtir”, mas claro que da maneira errada. De anfitriã de festas e bailes para alta sociedade da época a mansão passou a parecer-se mais com um bordel, ali todos os pecados e depravações eram permitidos, desde que continuassem dentre as paredes da casa.
Drogas, sexo, assassinatos, suicídios, pecados de todos os tipos imagináveis, era isso que Emeric Belasco conhecido como “O Formidável Gigante”, fornecia em sua mansão escondida dos olhos e julgamentos das pessoas, com o tempo a mansão se transformou com algo parecido com um inferno na terra.
“Ao entrar na capela, Edith encheu-se de coragem, esperando algum tipo de choque. Não sentindo coisa alguma, voltou-se para Lionel, confusa, começou a falar e interrompeu-se, esperando até estarem longe de Fischer:
-Por que ela não pode entrar? – Sussurrou, então.
-Seu sistema nervoso é muito sensível a energia pspiquica, que, evidentemente, é muito forte aqui – explicou-lhe Barrett.
-Por que aqui?
-Contraste talvez. Uma igreja no inferno; essas coisas”
Afim de descobrir os segredos por trás dessa história uma nova expedição foi enviada à casa, apenas quatro pessoas, Florence Tanner, uma médium mental e sensitiva, Dr. Lionel Barrett e sua esposa Edith, e o principal Benjamin Fischer, o único sobrevivente da expedição anterior, há 30 anos atrás.
Os quatro tem exatamente uma semana para descobrirem o grande segredo da casa, assim que saírem terão 100 mil libras em suas contas bancárias, independente ou não do sucesso da missão, mas coisas inesperadas acontecem e o desfecho da história toda é no mínimo inusitado.
Confesso que me decepcionei com o final livro, não sei bem o que esperava, mas realmente não esperava o que aconteceu e há alguns apelos eróticos que realmente não acho necessário e partes que também não fazem muita diferença, acabam sendo chatas tipo “entrei-tomei um café-estava escuro”, meio sem sentido, mas apesar disso Richard Matherson escreve incrívelmente bem, nos transporta realmente para a atmosfera do livro.
A narrativa é feita em terceira pessoa e o livro é marcado por horas do dia, o que particularmente achei bem interessante, pois nos ajuda com a ordem cronológica da trama, a diagramação é super simples, sem enfeites nem nada parecido nas páginas, mas a capa abate esse detalhe, pois é simplesmente perfeita, não tem mais o que falar sobre ela, simplesmente a história do livro está na capa.
Uma curiosidade é que ele é o autor do livro que gerou o filme com o Will Smith “Eu sou a lenda”, isso e um comentário de ninguém menos que Stephen King me fizeram despertar a curiosidade pela história.
“ Hell House é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planice”
Stephen King
O livro ainda originou um filme intitulado “The Legend of Hell House”, ou aqui no Brasil “A casa da noite eterna” de roteiro do próprio Richard Matherson. Logo abaixo seguem respectivamente, a capa do livro americana, e o encarte do filme e o trailer.
Espero que tenham gostado, e Happy Hallowen *-*
0 comentários:
Postar um comentário